Arruela – Para que serve?

Feb 10, 2012 por     Sem Comentário    Postado por: Elementos de Fixação

Uma forma resumida para explicar a utilização de uma arruela seria “para tirar folgas e reduzir vibrações”.

Quer um exemplo?

Imagine duas peças de metal unidas em um ponto por um único elemento de fixação. Se essas duas peças sofrerem atrito, provavelmente esse elemento de fixação se soltará com o tempo e o projeto conseqüentemente sofrerá danos.

Não ficou claro ainda?

Imagine então duas peças de metal sendo fixadas por um parafuso e uma porca. Esse parafuso com o tempo sob atrito irá se soltar mesmo com a utilização da porca.

Esse acontecimento em um projeto mecânico de pequeno porte como um carrinho de feira teria conseqüências menores, porém em um projeto mais detalhado como automotivo poderia ocorrer um acidente grave ao usuário.

Então…

A arruela além de distribuir igualmente a força de aperto entre os elementos de fixação, também pode funcionar como uma trava nos projetos mecânicos.

… e por último, mas não menos importante… vale lembrar que o material de fabricação de uma arruela pode ser desde aço-carbono até PVC, depende exclusivamente da empresa e do projeto que será executado.

Em breve apresentaremos os tipos de arruelas existentes no mercado!
Para a realização do artigo foi usado como base material disponível no Acervo Técnico.

Tem alguma coisa para dizer? Deixe um comentário.

XHTML: Você pode usar esses códigos: <a href="" title=""> <abbr title=""> <acronym title=""> <b> <blockquote cite=""> <cite> <code> <del datetime=""> <em> <i> <q cite=""> <strike> <strong>